Header Ads

Dieta low carb

Dieta low carb

Na dieta low carb é bastante simples: a gente come uma menor quantidade de carboidratos  na dieta e aumenta a ingestão de proteínas e gorduras boas. O importante aqui é reduzir o açúcar, os doces e o amido, e passar a comer “comida de verdade” ao invés de alimentos ricos emcalorias vazias e pobres em nutrientes.
Ao contrário da grande maioria das dietas, na low carb ninguém passa fome. Você pode comer até que esteja satisfeito, não existe limite de quantidade e não precisa contar calorias. E isso, sinceramente, é essencial pra mim! Não nasci pra passar fome, muito menos pra viver de folha de alface. Sinto muito, mas não dá! rs
Simplificando, é assim: quando a gente ingere uma quantidade menor de carboidratos, os níveis de açúcar no sangue estabilizam e os níveis de insulina são reduzidos. Isso aumenta a saciedade, aumenta a queima de gordura e facilita a perda de peso. E sim, isso é comprovado por diversos estudos científicos.
Pra quem acha que essa é uma dieta difícil e que não pode comer nada, sinto informar que a coisa é bem diferente! No próximo vídeo faço um apanhado detalhado de tudo o que pode e não pode, mas hoje vou falar resumidamente por aqui, tá?

O que comer na dieta low carb


Pra começar, pode comer carnes de todos os tipos, todos, inclusive a gordura das carnes e o bacon. Crustáceos e frutos do mar também estão liberados. Ah, quando falo em carne, é “carne de verdade”, o que não inclui salsicha, nuggets e a grande maioria das linguiças, que são cheias de amido.
Eu como carne de soja, mas em quantidade bem reduzida. E como ovos, muito, de todas as formas! Ah, e amo ovo de codorna! Como ovos com queijo no café da manhã, e adoro a pizza de ovo que vivo postando lá no Instagram!
Também pode-se comer verduras/ vegetais como tomate, couve, repolho, brócolis, couve-manteiga, escarola, chuchu, palmito, quiabo, vagem,  abobrinha, pimentão, cebola, pepino, espinafre, berinjela, alface, couve-flor, azeitona, aspargos, rúcula e agrião.
E é bom evitar aipim (mandioca), batatinha, cenoura, beterraba e milho, ao menos até chegar no peso que você considere ideal, pois eles são ricos em carboidratos.
E gorduras boas estão liberadas: o organismo precisa delas e o nível de saciedade aumenta. Eu, por exemplo, amo manteiga e não abro mão. Pode-se usar, também, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de abacate e banha de porco, dentre outros.
Nozes, amêndoas, macadâmia, castanhas diversas e pistache também são permitidas, e amo torrar a semente do cacau pra beliscar quando tô com vontade de chocolate.

Na dieta low carb pode frutas e laticínios?


Na dieta paleo original, os laticínios não são recomendados, mas a minha dieta é a low carb, e muitos deles são low carb. O ideal é optar sempre pelos integrais, evitar produtos com “sabor” (iogurte de morango, por exemplo), adoçados e sem gorduras.
Como bastante queijo, sobretudo os amarelos, já que os queijos brancos, normalmente indicados em dietas de emagrecimento, contém uma maior quantidade de lactose, que é o açúcar do leite.
Creme de leite e nata também consumo bastante, e quando for comprar o creme de leite, olhem a quantidade de carboidrato no rótulo. A versão em lata da Nestlé é a que costumo usar, porque a versão em lata costuma ter menos carbo que a versão de caixinha. Ah, e tenho usado cada vez mais nata pra fazer molhos ou gratinar verduras.
No caso do leite, é preciso saber dosar bem, pois ele possui bastante lactose, que é o açúcar do leite. Evito ao máximo.
As frutas, via de regra, devem ser evitadas, já que são ricas em frutose (carboidrato). As que mais consumo são coco e abacate, que têm poucos carboidratos, além de morango. Nunca vi essa recomendação, mas consumo, vez ou outra, maracujá, que tem pouquinho carboidrato (4,21 gramas, sendo que 1,9 é de fibras e 2,02 é de açúcar).
Falei do básico aqui, mas existem outros alimentos permitidos. Alguns são menos conhecidos, menos utilizados, por isso não foquei neles. Mas, no próximo vídeo faço uma lista completa!

O que não comer na dieta low carb


Açúcar de qualquer tipo, doces, sucos, chocolates, pães, tortas, sorvetes, biscoitos,  achocolatados, bolos, mel, caldo de cana,  massas, cereais matinais, mingau, arroz e batatas não devem ser consumidos na dieta. E não importa se é integral ou não, não pode do mesmo jeito.
Farinha de trigo, de mandioca e de tapioca, bem como qualquer coisa que seja feita com essas farinhas devem ser evitadas. Leguminosas também devem ser evitadas, por serem ricas em carboidratos, inclusive feijão e lentilha. A quinoa deve ser evitada na fase de perda de peso, mas pode ser consumida depois.
Sobre o depois, aliás, eu falo no momento certo, tá? É que algumas coisas podem ser reinseridas aos poucos, após a perda de peso.
Margarina deve ser excluída da sua vida, não só por causa da dieta low carb, mas porque é péssima para a saúde.
Cerveja não pode, e bebidas como o uísque, conhaque, vodka e vinho (seco) podem ser consumidos com (muita) moderação.
No caso do chocolate, o que pode, em pequenas quantidades (30g por dia), é o amargo, com mais de 70% de cacau, mas vou ensinar pra vocês duas receitas que mostrei lá no insta que matam a vontade de doce e levam só óleo de coco, cacau em pó e semente de cacau (pode ser castanha também).
Água, água aromatizada, café e chá, sempre sem açúcar, também estão liberados, claro.

Como começar a dieta low carb


O básico, pra mim, é começar cortando o açúcar e as massas, que são os mais problemáticos. Depois é ir se adequando aos poucos, sabe? Cada um tem um ritmo, e é preciso respeitar isso.
Dá pra fazer muita receita, muitos pratos deliciosos e ninguém precisa passar fome, o que acho essencial. Não dá pra falar de cardápio, porque apesar de ser considerada uma dieta, a Low Carb é muito mais um estilo de alimentação. Contudo,  já tô me organizando pra montar um post aqui com tudo o que comi em uma semana completinha.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.